WhatsApp: (63) 9 9222-2387

Atendimento: (63) 9 9253-3396

Medicina Nuclear
Preparo intestinal para PCI
Um dos principais benefícios dessa tecnologia é que por meio de exame simples, preciso e com poucos efeitos colaterais é possível captar imagens como se fossem “fotografias” da parte interna do corpo do paciente.

Descrição

  • Na véspera do dia de realizar as imagens tomar um laxante as 18hs ou se o intestino muito preso após o almoço.
  • Seguir dieta branda, liquida ou pastosa no jantar do dia anterior e pela manhã no dia do exame.
  • Pesquisa de Refluxo gastroesofágico – RGE

Para que serve?

Permite avaliar a presença de refluxo de conteúdo alimentar do estômago para o esôfago.

Preparo

  • É necessário jejum de no mínimo 4 horas. No caso de bebês muito novos, deve-se suspender apenas a última mamada.
  • Trazer laudos de imagem prévios, como cintilografia, endoscopia ou pHmetria esofágica.
  • No caso de crianças que mamam no peito, estas deverão ser amamentadas após a administração da dose do material radioativo.
  • Para crianças pequenas, que ainda fazem uso de mamadeira, deve-se trazer duas mamadeiras, uma com leite da forma que a criança toma habitualmente em casa e uma vazia.
  • Para crianças maiores e adultos, sugere-se trazer 400 ml de uma das seguintes bebidas: suco natural de fruta cítrica (por exemplo, laranja), leite ou, ainda, bebida à base de soja.

Como é realizado o exame?

O paciente receberá uma pequena quantidade de líquido misturado com material radioativo por via oral. Este medicamento não é contraste, não causa reações e a exposição à radiação é muito baixa. Logo após, deverá tomar a bebida que trouxe, agora sem o radiofármaco, até a saciedade.

É importante que o estômago fique cheio para propiciar o refluxo.

Imediatamente após, o paciente será levado à sala de exames e serão adquiridas imagens do tórax e do abdome com o paciente deitado. A duração aproximada é de 30 minutos.

Crianças pequenas deverão ser imobilizadas para que as mesmas não se mexam durante a aquisição do exame.

Quando também se realiza a pesquisa de aspiração pulmonar, o paciente deverá retornar à clínica após o exame de refluxo, para realização de uma imagem do tórax de aproximadamente 10 minutos. Para isso, após as imagens de refluxo, o paciente receberá nova dose (muito pequena) de material radioativo. O objetivo desta imagem é averiguar se o material radioativo ingerido se acumulou nos pulmões.

Se o estudo de refluxo for feito na parte da manhã a imagem da pesquisa de aspiração pulmonar poderá ser realizada no mesmo dia, à tarde, após o paciente dormir. Já se for realizado no período da tarde, deve ser realizado na manhã do dia seguinte.

×