WhatsApp: (63) 9 9222-2387

Atendimento: (63) 9 9253-3396

Medicina Nuclear
Cintilografia Miocárdica
Um dos principais benefícios dessa tecnologia é que por meio de exame simples, preciso e com poucos efeitos colaterais é possível captar imagens como se fossem “fotografias” da parte interna do corpo do paciente.

Descrição

A Cintilografia de Perfusão do Miocárdio – Repouso e Esforço é um exame realizado em um dia (Protocolo de 1 dia), podendo em alguns casos ser realizado em 2 dias (Protocolo de 2 dias), de acordo com a solicitação/indicação médica e a disponibilidade de agenda.

Indicação Clínica

Diagnóstico, prognóstico e acompanhamento de pacientes com DAC, avaliação terapêutica, estratificação de risco em insuficiência coronariana aguda (IAM,) avaliação de viabilidade miocárdica.

Preparo

  • Não se alimentar por 2h antes da realização do exame ou ingerir alimentos leves.
  • Não consumir alimentos que contenham cafeína 24h antes do exame: café, refrigerantes de cola (coca-cola), chá, chimarrão, chocolate, antigripais que contenham cafeína, etc.
  • Não fumar ou ingerir bebida alcoólica 1 dia antes do exame.
  • Comparecer com roupa confortável (short, calça legging, blusa) e tênis no dia do exame para realização do teste de esforço.

Como é feito o exame

Protocolo 1 dia

O exame inicia-se pela FASE DO REPOUSO, em situação de descanso. Injeta-se o radiofármaco e após 30 a 90 minutos são realizadas as imagens, com duração aproximada de 8 a 14 minutos. Após visualização das imagens, o médico nuclear libera o paciente para a fase do Esforço.

Na FASE DO ESFORÇO, realiza-se um teste de esforço que poder esforço físico com caminhar em esteira ou farmacológico durante o qual injeta-se, no paciente, o radiofármaco novamente e após 40 a 90 minutos são realizadas as imagens, com duração aproximada de 8 a 12 minutos.

Protocolo 2 dias

O exame inicia-se pela FASE DO REPOUSO, em situação de descanso. Injeta-se o radiofármaco e após 30 a 90 minutos são realizadas as imagens, com duração aproximada de 8 a 14 minutos. Após visualização das imagens, o médico nuclear libera o paciente para casa e o mesmo retornará no outro dia agendado para a fase de esforço.

Na FASE DO ESFORÇO, é semelhante ao do protocolo de 1 dia.

×