WhatsApp: (63) 9 9222-2387

Atendimento: (63) 3421-1437

Medicina Nuclear
Cintilografia Óssea
Um dos principais benefícios dessa tecnologia é que por meio de exame simples, preciso e com poucos efeitos colaterais é possível captar imagens como se fossem “fotografias” da parte interna do corpo do paciente.

Para que serve o exame

Permite a avaliação de todos os ossos do corpo. É indicada no diagnóstico de qualquer condição que aumente o metabolismo dos ossos, tais como:

• Pesquisa de metástases óssea;
  • Infecção (osteomielite) e inflamação dos ossos e articulações;
  • Osteonecroses;
  • Dores lombares (suspeita de sacroileíte ou espondiloartropatias);
  • Fraturas de estresse, entesopatias, shin-splint.
  • Avaliação tardia de prótese.
  • Avaliação e seguimento de tumores ósseos;
  • Doenças osteometabólicas (Paget, displasias, raquitismo, hiperparatireoidismo).

Preparo

• Normalmente mulheres grávidas, com suspeita de gravidez ou amamentando não poderão realizar o exame.
  • Caso haja urgência da realização deste em mulheres que estejam amamentando, esta deverá ser descontinuada por 4 horas após o término do estudo.
  • Não é necessário jejum.
  • Não é necessária a suspensão de medicamentos. No entanto, solicitamos trazer por escrito o nome dos medicamentos em uso.
  • Se houver possibilidade, trazer laudos de biópsias e de exames de imagem prévios, como cintilografia óssea, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, radiografia, entre outros relacionados a doença que está sendo investigada.
  • Sugere-se a utilização de roupas confortáveis, sem excessos de botões ou peças metálicas. Cintos com fivelas muito grandes, excessos de jóias, brincos e pulseiras também poderão atrapalhar as imagens.