WhatsApp: (63) 9 9222-2387

Atendimento: (63) 9 9253-3396

Medicina Nuclear
Pesquisa de Corpo Inteiro com Iodo-131
Um dos principais benefícios dessa tecnologia é que por meio de exame simples, preciso e com poucos efeitos colaterais é possível captar imagens como se fossem “fotografias” da parte interna do corpo do paciente.

Preparo

  • Dieta pobre em Iodo durante pelo menos 7 a 15 dias que antecedem o exame;
  • Se o paciente tomar hormônio para tireoide interromper o uso de 21 a 30 dias antes para depois fazer a PCI.
  • O resultado do exame de TSH tem de ser atual (não pode ter mais de uma semana de realizado) e deve estar acima de 30mcUI/mL.
  • O estudo é realizado em 2 a 5 dias, dependendo da indicação médica.

Antes do exame de PCI pode ser necessário realizar a pesquisa de leito tireoidiano, dependendo da indicação clínica e condições do paciente. O paciente precisa colher o sangue para dosagem do hormônio TSH e vir até a clínica com resultado para tomar a dose de iodo-131 por via oral para o leito tireoideano, caso haja, retornando no dia seguinte para realizar a primeira imagem. Após a imagem do leito será do novamente outra dose de Iodo-131 sendo liberado para casa com orientações de retorno em 48 horas e preparo intestinal em casa. Comparecer a clínica para aquisição das imagens que duram em torno de 45-60 minutos. O horário das imagens será passado pela equipe técnica ou recepção no primeiro e segundo dia de exame. Caso não precise de leito tireoideano, o estudo será em 48 a 72 horas apenas.

×