Descrição
A Cintilografia de Perfusão do Miocárdio – Repouso e Esforço é um exame realizado em um dia (Protocolo de 1 dia), podendo em alguns casos ser realizado em 2 dias (Protocolo de 2 dias), de acordo com a solicitação/indicação médica e a disponibilidade de agenda.
Indicação Clínica
Diagnóstico, prognóstico e acompanhamento de pacientes com DAC, avaliação terapêutica, estratificação de risco em insuficiência coronariana aguda (IAM,) avaliação de viabilidade miocárdica.
Preparo
- Não se alimentar por 2h antes da realização do exame ou ingerir alimentos leves.
- Não consumir alimentos que contenham cafeína 24h antes do exame: café, refrigerantes de cola (coca-cola), chá, chimarrão, chocolate, antigripais que contenham cafeína, etc.
- Não fumar ou ingerir bebida alcoólica 1 dia antes do exame.
- Comparecer com roupa confortável (short, calça legging, blusa) e tênis no dia do exame para realização do teste de esforço.
Como é feito o exame
Protocolo 1 dia
O exame inicia-se pela FASE DO REPOUSO, em situação de descanso. Injeta-se o radiofármaco e após 30 a 90 minutos são realizadas as imagens, com duração aproximada de 8 a 14 minutos. Após visualização das imagens, o médico nuclear libera o paciente para a fase do Esforço.
Na FASE DO ESFORÇO, realiza-se um teste de esforço que poder esforço físico com caminhar em esteira ou farmacológico durante o qual injeta-se, no paciente, o radiofármaco novamente e após 40 a 90 minutos são realizadas as imagens, com duração aproximada de 8 a 12 minutos.
Protocolo 2 dias
O exame inicia-se pela FASE DO REPOUSO, em situação de descanso. Injeta-se o radiofármaco e após 30 a 90 minutos são realizadas as imagens, com duração aproximada de 8 a 14 minutos. Após visualização das imagens, o médico nuclear libera o paciente para casa e o mesmo retornará no outro dia agendado para a fase de esforço.
Na FASE DO ESFORÇO, é semelhante ao do protocolo de 1 dia.