PostExameContraste

Fazer qualquer tipo de exame já causa certa tensão nas pessoas, mais quando se fala do procedimento com uso de contraste, então, o medo e a dúvida se torna ainda maior.

Poucas pessoas sabem, mais o contraste radiológico, é utilizado na maioria dos exames de imagem, como TOMOGRAFIA, RESSONÂNCIA E RADIOGRAFIA.

O mesmo é uma substância administrada no paciente que permite uma visualização mais detalhada das estruturas internas e dos vasos sanguíneos do corpo humano.

O contraste pode ser administrado no paciente por via oral, retal, vaginal e, principalmente, endovenosa.

Existem 3 tipos de contrastes. Nos casos de exames de tomografia e Raios-X, podem ser utilizados os contrastes à base de bário ou de iodo, por exemplo. Já no exame de ressonância é utilizado o contraste à base de gadolínio.

No caso das veias e artérias, por exemplo, o contraste possibilita a verificação de sua anatomia e do caminho percorrido pelo sangue, identificando obstruções e outros problemas, proporcionando assim um diagnóstico confiável.

O exame com contraste possui alguns riscos, tais como:

– Anafilaxia (Reação Alérgica Aguda);

– Efeitos Tóxicos.

Porém ressaltamos que na Clínica da Imagem do ato do agendamento é feita uma triagem com o paciente para avaliarmos, e se necessário solicitamos o exame de sangue chamado creatinina, para verificação da função renal.

Através deste exame é possível identificar se o paciente necessitará de preparo prévio de proteção renal com medicação e hidratação, ou se ele poderá ou não receber o contraste por motivo de insuficiência renal.

A administração é muito segura e feita por profissionais responsáveis, treinados e capacitados que utilizam métodos para prevenir possíveis reações.

Dra Mariana Brito
Médica
CRM-TO 5628

CategoryBlog

2016 © clínica da imagem do tocantins. Todos os direitos reservados

   

Desenvolvido por