Post2-Tipos De Teste

PCR

O Teste PCR- SWAB é feito através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de aspirado ou lavado de nasofaringe ou orofaringe.

É um teste indolor, porém pode ser incômodo a alguns pacientes. ⁣⁣

⁣⁣É o exame considerado “padrão-ouro” para o diagnóstico da COVID-19.

O ideal é que a coleta da amostra seja feita do 3º ao 5º dia após o inicio dos sintomas, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. ⁣⁣

Esse teste pode ser feito sem a solicitação de um médico; ⁣⁣

A coleta deverá ser realizada pela manhã, não é necessário jejum; ⁣⁣

⁣⁣Requer agendamento prévio e um prazo de entrega de 7 dias úteis; ⁣⁣

Sorologia

O teste de Sorologia para COVID-19 detecta a presença quantitativa de anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2. O exame é realizado pela metodologia de Quimioluminescência (CLIA)

A pesquisa de anticorpos deverá ser realizada entre o 7° e 10º dia após o início dos sintomas ou pelo menos 15 dias de contato com a pessoa suspeita ou testada positiva para o COVID-19.

Esse teste pode ser feito sem a solicitação de um médico;

O exame não requer agendamento prévio.  Prazo de entrega do resultado de 5 a 7 dias úteis;

Testes Rápidos

O teste rápido de COVID-19 é capaz de detectar a presença qualitativa de anticorpos (IgG e IgM), que são produzidos pelas células de defesa do corpo humano contra o SARS-CoV-2, após o contato com vírus, por meio de amostra sanguínea.

O ideal é que a coleta seja feita do 5º ao 10º dia após o inicio dos sintomas.

O exame não requer agendamento prévio.  Prazo de entrega do resultado de até 24 horas;

O resultado do teste é apenas para referência e não deve ser usado, de forma isolada e única, para diagnóstico e tratamento clínico.

Todos os testes acima estão disponíveis na Clínica da Imagem do Tocantins.

Por que é importante ficar atento aos sintomas de Covid-19?

O diagnóstico correto de Covid-19 é muito importante. Tanto para que seja feito o tratamento adequado, quanto para que a pessoa infectada possa rigorosamente se afastar do convívio social afim de não propagar o vírus.

Mesmo passado alguns meses do início da pandemia, ainda não se descobriu a cura, tampouco a vacina para prevenção da doença. Então, o que deve ser feito é o cumprimento das normas de higiene e distanciamento social, além de claro, ao menor sintoma, buscar um diagnóstico que seja eficiente. Para isso, é importante que você conheça os tipos de testes disponíveis, e como funciona cada um deles, além, claro, de saber identificar os sintomas de Covid-19.

Sintomas de Covid-19

Segundo o ministério da saúde, os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

• -Tosse
  • -Febre
  • -Coriza
  • -Dor de garganta
  • -Dificuldade para respirar

É importante prestar atenção, mesmo que os sintomas sejam leves, pois quanto antes diagnosticada e tratada, menores são as chances de evolução para um quadro grave.

Dra Mariana Brito
Médica